PERGUNTAS FREQUENTES

NÓS SABEMOS QUE VOCÊ TEM MUITAS DÚVIDAS,
POR ISSO RESPONDEMOS AQUI AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES.

ONDE VOCÊS ESTÃO LOCALIZADOS?

Nosso escritório administrativo está localizado na Grande São Paulo, e nossa arena de construção no interior do Estado, mais especificamente na cidade de Porangaba. Mas podemos entregar a sua Tiny House ou Tiny Business em qualquer lugar do Brasil.

Trabalhamos com empresas especializadas em transporte de reboques e o frete é cotado individualmente de acordo com a sua localização.

Nós também podemos construir a sua Tiny House ou Tiny Business fixa no Estado de São Paulo e outras localidades. Tem interesse? Não deixe de entrar em contato para saber mais.

 

PORQUE TINY SOBRE RODAS?

Porque uma casa/negócio sobre rodas lhe oferece a mobilidade que uma construção tradicional não proporciona. E essa mobilidade é proporcionada sem a sensação de que você está vivendo/trabalhando em uma pequena caixa com paredes finas de papel. Pode ser um ótimo caminho para ter sua casa própria sem ter uma vida definida pela financiamento imobiliário que você precisa pagar. Tiny Houses tem custos muito reduzidos, a sua conta de água e de luz por exemplo são mínimas, isso sem falar na redução dos impostos. Se você já pensou em ter uma casa na praia ou no campo, uma Tiny House pode ser uma excelente maneira de tornar esse sonho realidade.

 

PORQUE NÃO UM TRAILER OU MOTORHOME (VEÍCULOS RECREACIONAIS – RV’s)?

Os trailers e motorhomes são excelentes para o que eles são projetados, rápida e fácil mobilidade. Mas nem sempre eles oferecem a estética, o conforto e isolamento termo-acústico que você quer e precisa em uma residência de tempo integral. A maioria deles não é projetada para atender às demandas de vida em tempo integral, e sim para estadias temporárias. Por exigirem mobilidade, tem paredes finas e podem ser muito caros para aquecer e resfriar.  Diferente dos RVs que são veículo recreativos, uma Tiny House por definição é uma moradia. A maioria das pessoas que opta por morar em uma Tiny House, escolhe viver em um local semi-permanente, mudando de lugar poucas ou apenas uma vez por ano. Mas elas podem sim ser rebocáveis e movidas com frequência, desde que tenham sido projetadas e construídas para isso e que sejam rebocadas por um veículo compatível com sua carga.

 

VOCÊS POSSUEM CERTIFICADO DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA PARA FABRICAÇÃO DE CHASSIS?

Sim. Todas as nossas Tiny Houses são construídas com materiais de origem ética e fornecedores certificados no INMETRO e DENATRAN.

 

QUAL É O MÉTODO DE CONSTRUÇÃO UTILIZADO POR VOCÊS?

A Tiny Houses Brasil é especialista em construções secas, sem uso de cimento, água e com o mínimo de desperdício de material.

Totalmente alinhado com o Movimento Tiny House ao redor do mundo.

Nosso método de construção segue os mesmos padrões das renomadas fábricas Tumbleweed Tiny Homes e Chatanooga Tiny Homes.

A estrutura é feita em Steel Frame (Aço) ou em Wood Frame (Madeira), conforme a sua preferência.

O isolamento térmico é feito com Lã de Pet*, manta térmica e placas de OSB*.

O acabamento interno você pode optar por chapas ou tábuas de compensado ou de madeira, ou outro revestimento de sua preferência. No acabamento externo as opções são várias, podendo ser placas de metal, tábuas de pinus tratado, smart siding, entre outros.

Para as esquadrias, aconselhamos as de PVC com vidro duplo ou insulado, que oferecem melhor isolamento e são mais indicadas por terem sistema de amortecimento e maior vedação.

Prezamos por materiais ecologicamente corretos e de procedência ética.

As madeiras são todas de reflorestamento e/ou possuem selo de origem e manejo florestal.

*Lã de Pet – material reciclável que é proveniente da reciclagem de garrafas Pet. Ecologicamente correta, hipoalergênica, atóxica, não causa nenhum mal à saúde do instalador.

*OSB – uma placa composta por tiras de madeira de reflorestamento organizadas na mesma direção. É um produto resistente, estável, versátil e uniforme, com bom isolamento termoacústico e de baixo impacto ambiental.

 

E O BANHEIRO, COMO FUNCIONA?

Nossa opção padrão é a Privada seca com sistema de compostagem,. É a opção ideal e  a que mais recomendamos para aqueles que estão dispostos a mudar levemente seus hábitos e buscam uma alternativa ecológica.

Mas outras opções são possíveis, de acordo com a sua necessidade e desejo:

  • Sistema tradicional com água que se conecta a rede de água e esgoto;
  • Sistema bio decompositor (excelente para quem tem hortas e plantas).

O movimento Tiny House no mundo em sua grande maioria opta pelo sistema seco com compostagem, devido a ausência de odor, higiene, praticidade e por não gerar esgoto negro*. A decisão de qual a melhor opção para você deve ser baseada no equilíbrio entre o que você pode pagar, quais são suas necessidades e a conveniência que deseja.

 

ONDE POSSO PARAR A MINHA TINY HOUSE?

Você pode estacionar sua Tiny House em sua propriedade particular, de amigos ou familiares. No entanto, verifique com o seu município ou cidade para saber mais sobre códigos e restrições específicas. Muitas vezes, não há leis específicas sobre onde você pode ou não estacionar uma Tiny House. Como uma regra geral, estacionar em uma zona rural será mais fácil do que encontrar uma localização urbana ou periurbana amigável. Também é possível estacioná-la em um Camping próprio para receber RVs (Trailers e Motorhomes), devido a estrutura do local e espaço apropriado para veículos desse porte. Em locais públicos é recomendado verificar as leis locais e pedir autorizações prévias para estacionar por um longo período.

 

COMO AQUECER OU RESFRIAR UMA TINY HOUSE?

Um dos grandes benefícios da Tiny House sobre rodas com relação a uma casa fixa é que você pode movimentá-la e colocar em uma posição em que a frente da casa onde ficam grande parte das janelas esteja voltada para a face norte durante o período mais frio do ano, e para a face sul no período mais quente do ano.  Para aquecer o ambiente você pode fazer o uso de aquecedores portáteis ou até de uma pequena lareira. Para resfriar a casa um dos pontos mais importantes é a ventilação e circulação do ar, cuidando disso durante a definição do projeto, você poderá facilmente fazer o uso de ventiladores e circuladores de ar e quando necessário, de um ar-condicionado.

 

COMO REBOCAR UMA TINY HOUSE?

Uma Tiny House é uma moradia por definição, por esse motivo elas são mais pesadas que um trailer e motorhome, a maioria dos proprietários de Tiny House não possuem o veículo próprio para rebocar a casa, pois o custo de comprar uma camionete grande ou caminhão é maior do que o de pagar uma empresa especializada fazer a mudança a cada 6 meses ou 1 ano. Elas podem circular livremente pelas estradas brasileiras, desde que obedeçam as medidas limites estabelecidas internacionalmente (4,40m de altura máxima do chão; 2,60m de largura e de 14m de comprimento) esteja devidamente emplacada e registrada, e tiver todas as luzes e sinalizadores estabelecidos pela Lei Nacional de Trânsito Brasileira.  Você estará dentro da Lei se cumprir os requisitos mencionados acima, mas isso não exclui outras considerações importantes para o reboque da sua Tiny House. Conforme já mencionamos acima, caso opte por você mesmo rebocá-la, deve ter certeza de que possui um veículo com capacidade de reboque suficiente para o peso da casa. Uma Tiny House que tenha as medidas máximas permitidas, pesa em torno de 5 toneladas ou mais. A questão não é: “Posso rebocar minha Tiny House?” Mas sim: “Posso rebocar minha Tiny House com segurança até o meu local de destino?” A maioria dos veículos com motores v8 ou v10 ou motores diesel (Cummins, Powerstroke ou Duramax) podem rebocar uma Tiny House, mas você também precisa garantir que você tenha capacidade para conectar os freios do reboque ao caminhão, que o seu caminhão tem a transmissão adequada para o reboque, e que você tem as habilidades necessárias para rebocá-lo. Por sorte, oferecemos serviços de entrega e trabalhamos com você para entregar a casa a um local escolhido. Um ponto importante para quem opta por viajar numa Tiny House, nunca opte por ir rápido, mas sim ir com segurança, lembre-se de que você estará carregando sua casa, pode parar para descansar e por isso não há necessidade de por em risco a segurança pela pressa de chegar ao destino.

 

COMO FUNCIONA A ENERGIA ELÉTRICA?

Se você for utilizar aparelhos elétricos tradicionais o ideal é fazer a instalação de 220 volts, escolher eletrodomésticos eficientes e de baixo gasto de energia. Fazer uso de luzes LED e do máximo de luz natural possível. Cada vez que chegar no Camping ou no local onde irá estacionar, você deve se conectar a rede elétrica convencional.  Se você deseja ser totalmente auto suficiente, você pode optar por painéis de energia solar e baterias. Neste caso, precisa estimar qual será o seu consumo mensal, possivelmente será preciso repensar seus eletrodomésticos e eletroeletrônicos, seu sistema solar alimentaria luzes, pequenos aparelhos e carregaria as baterias.

 

QUAL O VALOR DE UMA TINY HOUSE?

O valor varia muito de acordo com o projeto, o tamanho, os materiais utilizados, os móveis sob medida. Uma Tiny House fixa pode custar a partir de R$ 60.000,00 e uma Tiny House sobre rodas a partir de R$ 120.000,00. Sem limite de valor máximo. Alguns fatores que influenciam no valor final são:

  • O tipo de Tiny House: Fixa ou Sobre Rodas
  • Comprimento do trailer, que pode ter de 3m a 8m de comprimento
  • Qualidade dos materiais utilizados no isolamento térmico
  • Qualidade dos materiais usados na estrutura de paredes, chão e teto
  • Tipo e quantidade de janelas e portas
  • Qualidade de aparelhos e acessórios
  • Acabamento interno sob medida (Ex: gabinetes e bancadas, prateleiras embutidas, escadas personalizadas, mobiliário customizado multi-usos, etc.)
  • Sistema de abastecimento de energia (rede elétrica convencional, energia solar, etc.)
  • Entre outros;

 

TEREI ACESSO A FINANCIAMENTO?

Estamos negociando com Bancos e Pequenos Investidores que tenham interesse em financiar o seu sonho. Atualizaremos as informações conforme as parcerias forem sendo firmadas.

 

EXISTE SEGURO PARA MINHA TINY HOUSE? 

Atualmente ela pode receber um seguro específico para trailers, Mas devido sua robustez e qualidade, estamos em negociação com uma das maiores seguradoras do Brasil. Manteremos vocês atualizados conforme as negociações forem progredindo.

 

COMO FAÇO PARA TER MINHA TINY HOUSE CONSTRUÍDA POR VOCÊS?

Ficamos feliz que você tenha perguntado. Atualmente, estamos agendando entrevistas de avaliação. Nessa entrevista iremos entender melhor quais as suas necessidades e desejos com relação a sua Tiny House ou Tiny Business, e explicar e explicar como funciona o nosso trabalho, o processo de construção e o que tudo isso envolve.

Se você quer um projeto totalmente customizado, nós o guiaremos por todo processo de design interno e externo, que termina com uma cotação personalizada. Para esse projeto, será cobrada uma taxa não reembolsável, cujo valor será estabelecido de acordo com o tamanho e complexidade do projeto. Se você já tem um projeto, precisamos conversar sobre os detalhes mais minuciosos de acabamento e utensílios internos.

Uma vez que você tomar a decisão, firmaremos um contrato e discutiremos sobre as formas de pagamento e método de construção mais apropriados a você.

Nosso processo de construção passa por 7 etapas:

Etapa 1: inclui todo o planejamento e projeto da sua casa ou negócio. Vamos conversar sobre todos os aspectos da sua Tiny House ou Tiny Business para nos assegurar que cada detalhe é levado em consideração antes de dar início ao processo de construção. Nessa fase é muito importante que você faça pesquisas e acesse o máximo de material possível para definir, junto conosco, como será seu projeto final.

Etapa 2: nesta fase faremos o pedido do trailer personalizado para o seu projeto e assim que ele for entregue na nossa fábrica daremos início a próxima fase. Caso você opte por construção fixa, nesta etapa já teremos feito a avaliação do seu terreno.

Etapa 3: aqui começa a construção da estrutura, aplicação do isolamento, instalação do piso, caixa d’água, telhado, entre outros.

Etapa 4: fase da instalação elétrica, hidráulica e de gás

Etapa 5: instalação das esquadrias, acabamento interno e móveis planejados

Etapa 6: pintura e acabamento interno e externo

Etapa 7: construção e acabamento dos itens externos como deck, toldo, entre outros  Uma típica construção pode levar de 3 a 6 meses, desde que todas as parcelas do pagamento estejam em dia de acordo com o cronograma e etapas de construção. Podemos elaborar um cronograma de pagamento, de acordo com a sua disponibilidade financeira, facilitando seu planejamento e o nosso o fluxo de trabalho.

PRONTO PARA DAR O PRÓXIMO PASSO?

Clique aqui para falar com a gente